Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo?

Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo?

18

As tecnologias por meio dos aplicativos podem auxiliar as crianças autistas, seja na educação ou no auxílio de suas atividades diárias, além de promover a alfabetização digital

Nas atividades educacionais, essas tecnologias têm o objetivo de promover o aprendizado de forma leve, divertida e atrativa para as crianças, pois utiliza recursos visuais e sonoros adequados para o público.

Neste artigo, separamos os três principais aplicativos que podem ser utilizados pelas crianças e que são disponibilizados de forma gratuita.

1 – Rotina divertida

aplicativos 1Rotina divertida: É necessário que as crianças autistas sigam uma rotina, pois faz com que ela sinta-se segura. O aplicativo auxilia na organização das tarefas diárias da criança, onde ela própria pode visualizar e marcar suas tarefas como concluídas, simulando o quadro de tarefas.

É possível utilizar com crianças a partir de 4 anos, pois as tarefas possuem áudio e imagens não necessitando que elas já sejam alfabetizadas. Além de estimular a comunicação, ele é bastante simples e fácil de utilizar tanto pelo responsável quanto para a criança visualizar suas tarefas.

O Rotina divertida está disponível para o sistema Android e pode ser baixado e instalado gratuitamente através do seguinte endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.phaneronsoft.rotinadivertida.

2 – Matraquinha

aplicativos 2Matraquinha: aplicativo destinado para crianças e adolescentes com autismo ou que apresentam prejuízo na fala. Com a utilização deste aplicativo a criança poderá se comunicar através de cartões, que, ao serem clicados, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir: sentimentos, necessidades, desejos, dentre outros. O aplicativo é disponibilizado de forma gratuita para Android e ioS no site:http://www.matraquinha.com.br/.

 

3 – ABC Autismo

aplicativos 3

ABC Autismo: o aplicativo auxilia crianças e adolescentes autistas com dificuldade no processo de aprendizagem e alfabetização.

O aplicativo está disponível em três idiomas (inglês, espanhol e português), é baseado na metodologia TEACCH (Tratamento  e  Educação  para  Autistas  e Crianças  com  Déficits relacionados    com    a    Comunicação), que trabalha com um ensino estruturado, com aprendizagem mediante sinalização visual, segundo a coordenadora do desenvolvimento:  “Quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. Então, isso traz uma autonomia e uma independência para a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações. A porta de entrada de aprendizagem do autista é visual, por isso ele precisa de estruturas de aprendizagem apoiadas no modelo visual.”
O jogo possui 4 níveis de dificuldade e 40 fases interativas. O  aplicativo  ABC  Autismo  é  disponibilizado  para sistemas operacionais mobile Android e IOS: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dokye.abcanimais.

No jogo, nos dois primeiros níveis a criança aprende habilidades como transposição e discriminação. A partir do terceiro nível, as atividades ficam mais complexas, exigindo um maior raciocínio por parte do usuário. O quarto e último nível do aplicativo aborda a questão do letramento, no qual é ensinado a separação de sílabas, reconhecimento de vogais e formação de palavras.


Já utiliza algum desses aplicativos ou tem sugestão de outros? Deixe aqui nos comentários e aproveite para acompanhar nossas Redes Sociais!

 

Deixe um comentário

Abrir Chat
💬 Olá
Educação Especial PE
Olá 👋!
Acessei o Educação Especial PE e quero saber mais.