Verdades e mitos sobre o autismo

Verdades e mitos sobre o autismo

Por desconhecimento, muitas vezes acreditamos em várias falácias sobre o Autismo. No artigo de hoje vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o transtorno. Então, para não cair em fake news por aí, nos acompanhe até o final.

É possível identificar o autismo apenas pelos traços faciais?

mitos sobre o autismoMito! O autismo não tem cara! Diferente de outras síndromes, não é possível identificar o autismo pelos traços faciais de uma pessoa. Para sabermos se uma criança, por exemplo, tem autismo, diversos testes em relação ao seu comportamento são realizados, mas não em relação a características faciais. Lembrando sempre que o autismo é um espectro, ou seja, as características comportamentais variam de pessoa para pessoa de acordo com o grau que vai do mais leve ao mais grave, dificultando a comunicação e relacionamento social. 

Assim como todos, cada autista é único, por exemplo, alguns podem ser ótimos oradores enquanto outros têm dificuldade para desenvolver a fala.

Autistas não sentem emoções

Mito! Algumas pessoas no espectro podem ter dificuldades em entender o que outra pessoa está sentindo com base em sua expressão facial, tom de voz e linguagem corporal. Mas, caso a emoção seja comunicada diretamente, autistas têm não só a capacidade de compreender a emoções como também, sentir compaixão e empatia tanto quanto qualquer outra pessoa, por isso essa afirmação está bem longe da realidade.

Por isso é importante ensinar e treinar o reconhecimento das emoções é tão importante desde cedo, para isso já recomendamos algumas ferramentas aqui na página. 

O autismo pode ser detectado em bebês

Autismo em bebêVerdade! É possível identificar sinais de autismo desde os primeiros meses de vida por meio de observação inicial dos pais quanto ao comportamento do bebê e que pode ser confirmado então por um especialista. 

Dessa forma, é possível que uma intervenção precoce especializada de acordo com a necessidade permitindo a todas as crianças autistas alcançarem o máximo do seu potencial de autonomia e conhecimento, facilitando assim a entrada na vida adulta.. Falaremos sobre isso com mais detalhes no próximo artigo.

O autismo tem cura

Mito! Não existe cura para o autismo! Uma vez diagnosticada, essa condição (e não doença) acompanhará a pessoa por toda sua vida. Não há uma cura para o autismo seja por terapia ou medicamentos. Por ser um espectro, o nível de impacto e traços autistas podem mudar e se desenvolver ao longo das diferentes fases da vida da pessoa.

Mas com o acompanhamento de profissionais apropriados irá apoiar o desenvolvimento de novas habilidades de comunicação/sociais e melhorar sua vida cotidiana em geral. Apesar de ser um distúrbio ao longo da vida, não há absolutamente nenhuma razão para que alguém com autismo não possa levar uma vida tão feliz e significativa quanto qualquer outra pessoa.

Vacinas causam autismo

Vacina pode causar autismo? - MEDPREVMito! Existem algumas pessoas, e não apenas “anti-vacinas” convictos, que erroneamente acreditam que as vacinas podem causar autismo. Mesmo que este seja um mito relativamente conhecido, não é verdade.

A história por trás desse mito é que no final da década de 1990 um estudo de pesquisa duvidoso foi publicado em uma revista que estabeleceu uma ligação altamente tênue entre vacinas e autismo. Não só o experimento que foi conduzido não estava de acordo com os padrões científicos, mas mais tarde foi completamente desmascarado como enganoso, não replicável e não indicativo de tal conclusão. O médico por trás do estudo foi de fato destituído de sua licença médica mais tarde. Infelizmente, o mito permeou nas últimas décadas, apesar de não haver evidências de que haja qualquer ligação entre vacinas e autismo. 

Autismo é uma doença

Dia do Orgulho Autista: conheça o sentido dessa dataMito! Um equívoco comum entre os mitos sobre o autismo é que é uma doença. Algumas pessoas pensam que pode ser curado com remédios e tratamento como uma doença e assumem que as pessoas autistas são, portanto, “doentes”. Nada disso é verdade.

O autismo não é uma doença. As pessoas autistas definitivamente não estão doentes. E o mesmo não pode ser curado com remédios. Na verdade, a palavra “curado” nem entra na discussão!

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode se manifestar por comprometimento da comunicação ou dificuldade nas habilidades sociais e de interação. As pessoas autistas ainda podem viver vidas completamente independentes, significativas, saudáveis ​​e produtivas, especialmente com o auxílio de terapia e intervenção profissional.

Existem muitos fatores que são considerados como contribuintes para causar o autismo, desde fatores ambientais até fatores genéticos. Mas uma coisa é certa: Autismo NÃO é uma doença que você pega!

 

E ai, gostou do artigo? Não deixe de comentar e interagir com a gente! Siga a Educação Especial PE nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo.

1 comentário em “Verdades e mitos sobre o autismo”

Deixe um comentário

Visite nossa loja:

Instagram:

[instagram-feed]

Facebook:

Abrir Chat
💬 Olá
Educação Especial PE
Olá 👋!
Acessei o Educação Especial PE e quero saber mais.